NR 12 - Segurança do Trabalho em Máquinas e Equipamentos

Como realizar a proteção de máquinas e equipamentos?

A importância da NR 12 e da proteção de máquinas e equipamentos

A proteção das máquinas e equipamentos tem como objetivo tornar a operação e manutenção mais segura. Tal objetivo é alcançado a partir da implantação de diferentes tipos de proteções de máquinas e equipamentos, como, por exemplo:

Barreiras físicas

São proteções que envolvem partes perigosas das máquinas, que possuem o objetivo de evitar que o trabalhador entre em contato diretamente com essas partes, como por exemplo:

  • Proteções sobre engrenagens;

  • Proteções sobre peças móveis e pontos de esmagamento;

  • Barreira entre a máquina e o operador no caso de risco de ejeção de detritos.

Dispositivos de segurança

Os dispositivos de segurança também são um tipo de barreira, porém, não físicas, eles consistem em sistemas, controles e acessórios que procuram impedir o contato do colaborador com peças perigosas da máquina também, alguns exemplos são:

  • Botões de parada de emergência;

  • Sensores que param a máquina caso alguma parte do corpo se aproxime de partes perigosas;

Localização

Outra forma de proteger os trabalhadores contra estes riscos mecânicos é posicionar máquinas ou suas partes móveis perigosas que não sejam acessíveis aos trabalhadores ou que representem um perigo a uma distância segura. Consiste também em deixar os painéis de operação a distância e protegidos.

Barreiras de conscientização

Não impedem literalmente o contato do operador com os riscos potenciais, mas serve para conscientizar e deve ser utilizada em conjunto com as demais, as mais comuns são as sinalizações.

Outro meio que pode ser encaixado nesse tipo de barreira, são as capacitações para o uso das máquinas, através delas, os operadores saberão lidar com seus instrumentos de trabalho da maneira mais segura e adequada.

OBJETIVO

A NR-12 cobre todas as fases que envolvem o uso de máquinas e equipamentos, desde a sua fabricação, montagem, instalação, limpeza, manunteção, inspeção, importação, comercialização ou mesmo exposição e desativação e desmonte da máquina ou equipamentos.

Manter um local de trabalho seguro, especialmente em ambientes industriais e de produção, requer a proteção de máquinas. A seguir, destacamos pontos-chave que devem ser considerados para melhorias e investimentos na proteção de máquinas e equipamentos